Segundo estudo publicado na revista Plastic and Reconstructive Surgery, a redução de mama é um procedimento seguro e eficaz para adolescentes e mulheres jovens com dor e preocupações relacionadas as mamas grandes. Este é um procedimento cirúrgico comum realizado nos Estados Unidos, uma das razões de ser feito em várias pessoas é o impacto dos seios grandes na qualidade de vida.
A pesquisa constatou que as pacientes jovens com seios grandes têm uma grande diminuição na qualidade de vida. Apesar das complicações que podem existir, devido à falta de dados sobre o crescimento mamário no pós-operatório, os resultados foram satisfatórios e mostraram que a dor e outros sintomas relacionados às mamas grandes diminuíram.
Os pesquisadores analisaram 512 adolescentes e mulheres jovens, com idade entre 12 e 21 anos, cerca de um terço deles tiveram alguma complicação, mas a maioria foram complicações menores. A mais comum foi a cicatriz elevada. Mas, as pacientes tiveram também melhoras significativas em seu bem-estar físico e psicossocial.