Blog

Home Blog Procedimentos precoces: a juventude e os conflitos com a autoestima

Procedimentos precoces: a juventude e os conflitos com a autoestima

Os tratamentos estéticos têm crescido muito entre os jovens e, cada vez mais cedo, os adolescentes inserem cuidados estéticos em suas vidas. Isso gera um alerta sobre a realização desses procedimentos precoces. Algumas das cirurgias mais procurados no Brasil são a lipoaspiração e a mamoplastia de aumento com silicone.

Muitos adolescentes são influenciados por cirurgias plásticas devido os resultados que veem na internet e na televisão, o que acaba despertando curiosidade.

Os meios de comunicação tornaram a busca pela perfeição um objetivo a ser alcançado, não só pelos adultos, como também pelos adolescentes, que procuram melhorar sua autoestima, tendo em vista uma melhor aceitação social. Continue lendo e saiba mais!

A razão dos procedimentos precoces

Fase de transformações, na adolescência ocorrem muitas mudanças físicas e psicológicas. O bullying também pode influenciar na decisão de realizar procedimentos estéticos, pois muitas vezes abala a autoestima dos jovens. Estima-se que a maior parte das cirurgias buscadas pelo público mais novo sejam mesmo por questões estéticas.

Hoje, no Dia Internacional da Juventude, alertamos que toda e qualquer cirurgia tem seus riscos e, por isso, é preciso pensar muito bem antes de fazer a escolha. Os pais ou responsáveis devem estar de acordo com o procedimento, caso o paciente seja menor de idade, e é fundamental que eles mantenham atenção sobre os fatores que motivam os jovens a respeito dessas escolhas.

Algumas cirurgias, como a prótese de silicone, por exemplo, devem ser realizadas apenas após a formação completa das mamas, que ocorre, em média, aos 16 anos, ou dois anos após a primeira menstruação. Por outro lado, não há outras restrições para essa cirurgia: bastar estar em boas condições de saúde e ter certeza a respeito do procedimento.

Gostou do tema? Não deixe de conferir nossos outros artigos. Acompanhe as nossas redes sociais: Instagram e Facebook.