Toda preparação para procedimentos cirúrgicos deve ser desenvolvida de maneira adequada, inclusive a alimentação para a cirurgia plástica. Por isso, antes de mais nada é preciso estabelecer junto ao médico responsável o tratamento mais indicado e de preferência, com um acompanhamento nutricional.
O cuidado com o que se come deve existir sempre, em qualquer momento, idade ou fase da vida. Quando se decide realizar uma cirurgia plástica, no entanto, a atenção com a alimentação é indispensável. Uma boa alimentação antes e depois da cirurgia deixa o organismo pronto para passar pelo trauma, diminui o risco de complicações e contribui para a conquista de resultados satisfatórios. Além de fazer com que o seu corpo se recupere mais rápido.
Quando decidido iniciar o procedimento, o plano alimentar é importante para controlar o metabolismo e o apetite da paciente. Sabemos que a ansiedade pode fazer com que haja mais vontade de comer e a “atacar” a geladeira. Por isso, é preciso estar atento e buscar ainda apoio psicológico, caso necessário. Da mesma forma, o cardápio é um fator que pode melhorar ou piorar o pós-operatório. Uma boa conversa com seu médico e manter tudo bem alinhado às expectativas podem fazer a diferença.
Neste blog falamos especificamente sobre a alimentação antes e depois da cirurgia plástica. A Dra. Danielle Negrello te dá dicas para não errar nessa hora.
O consumo de produtos ricos em gordura saturada e açúcar refinado, assim como de embutidos, enlatados e industrializados, deve ser evitado durante esse período de pré e pós-operatório. Fuja de Fast food, refrigerantes, biscoitos, carnes gordas, frituras, presunto, salsichas, salames e molhos prontos Esses tipos de alimentos podem interferir no processo de cicatrização e comprometer o sistema imunológico do paciente.
Um outro vilão é o sal. A ingestão de sal deve ser também moderada, pois com o alto índice de sódio encontrado neste produto, ao ingeri-lo, o seu corpo poderá reter líquido podendo aumentar ainda mais o inchaço.
Vamos deixar aqui alguns dos produtos e nutrientes que devem ser mantidos na sua alimentação antes e depois da cirurgia plástica e assim, ajudar na recuperação e prevenir infecções:
– Carnes magras e peixes – As proteínas ajudam na recuperação dos tecidos e na cicatrização, pois incentivam a produção de colágeno.
– Gorduras permitidas – Alimentos que contenham ácidos graxos, ômega 3 e óleos vegetais podem ser ingeridos tranquilamente, pois auxiliam na cicatrização e evitam reações inflamatórias.
– Aves, peixes, feijão, lentilha e ervilha – Ricos em ferro, ajudam a prevenir a anemia e problemas de cicatrização. Podem ser consumidos durante o pós-operatório.
– Vitamina C – Frutas cítricas (laranja, morango, abacaxi, acerola, limão), vegetais verde-escuro (espinafre, brócolis), tomate e pimentão aumentam a imunidade, a absorção de ferro (prevenindo a anemia) e a produção de colágeno.
-Pão integral, legumes, vegetais e frutas – As fibras auxiliam na diminuição da constipação intestinal durante a recuperação.
-Iogurte e leite – Equilibram a flora intestinal e ajudam a eliminar líquidos e toxinas.
-Líquidos – Manter o corpo hidratado colabora para diminuir o inchaço. Abuse dos sucos de frutas, água e água de coco.
Vale lembrar que, para que os resultados conquistados com o seu procedimento se mantenham, é preciso comprometer-se com um estilo de vida mais saudável, e não somente no período de cirurgia plástica. Sem esse cuidado, o corpo pode voltar à forma de antes. Cuide-se.
Se tiver dúvidas sobre este assunto, fale conosco.
Venha conhecer nossa clínica e agende sua avaliação.
Fonte: https://sbcp-sc.org.br/